Ligue-se a nós

Destaque

Decreto Municipal fecha supermercados e outros no sábado (27) e domingo (28), em Bastos

Publicado

no

O Decreto Municipal Nº 1.397/21 da Prefeitura Municipal de Bastos, divulgado na tarde dessa terça-feira (23), determina que todos os supermercados, mercearias, conveniências, feiras, padarias, açougues, lotéricas e correspondentes bancários, e demais comércios considerados pelo governo do estado como não essencial, permaneçam fechados no próximo sábado (27) e domingo (28).

Em Live na tarde de ontem (23), o prefeito Manoel Rosa destaca que estão proibidos inclusive o funcionamento de serviços de retirada (drive-thru) pelos citados estabelecimentos. Na manhã de hoje (24) foi autorizado o serviço de entrega (delivery) nos dias 27 e 28 de março para a venda de alimentos preparados. Nestes dias podem funcionar ainda os postos de combustível (somente para abastecimento), farmácias, pet shops, clínicas médicas e veterinárias e hospitais.

Esta determinado ainda que durante o funcionamento de supermercados, mercearias e congêneres – entre segunda e sexta-feira -, esses estabelecimentos deverão intensificar o cuidado sanitário, cumprindo todas as diretrizes expedidas pelas autoridades sanitárias, principalmente as dispostas no Anexo I do Decreto (veja abaixo).

Outra determinação é de que supermercados, mercearias e congêneres só podem atender presencial das 10h00 às 20h00 entre segunda e sexta-feira. Padarias e confeitarias podem abrir a partir das 06h00. Está proibida a entrada e permanência de menores de 12 anos em estabelecimentos comerciais enquadrados como atividade essencial – incluindo supermercados. Veja abaixo mais determinações constante no Decreto Municipal Nº 1.397/21.

ANEXO —I (DECRETO N° 1.397/21 DE 22/03/21)

A ocupação dos estabelecimentos não poderá exceder a 30% (trinta por cento) da capacidade máxima;

Quando estiverem acessíveis, os banheiros deverão estar providos de água e abastecidos com sabonete líquido e papel toalha para higienização pessoal, assim como deverão ser periodicamente limpos e higienizados, preferencialmente após cada utilização ou, no máximo, a cada 2 (duas) horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, bem como equipados de lixeiras acionadas por pedal;

III. Disponibilização de solução de álcool 70% para higienização das superfícies, bem como para higienização das máquinas de cartão magnético, a cada uso, para utilização de colaboradores, prestadores de serviços, usuários ou clientes, em pontos estratégicos e de fácil acesso para higiene das mãos, principalmente na entrada e saída dos recintos e nas proximidades dos pontos de contato manual frequente;

IV. Divulgação, na entrada e no interior do estabelecimento, por meio de cartazes ou outros meios, as medidas a serem observadas pelos funcionários, prestadores de serviços, usuário ou clientes para minimizar os riscos de contágio de COVID-19, informando, de maneira ostensiva e adequada, sobre o risco de contaminação:

V. Impedir a entrada e ou permanência, sozinhas ou acompanhas, de crianças de 0 a 12 anos nas dependências dos estabelecimentos:

VI. Higienização, no mínimo a cada 03 (três) horas, durante o período de funcionamento e sempre quando do início das atividades, as superfícies de toque (corrimãos de escadas, maçanetas, portas, inclusive de elevadores, etc, os assentos, os pisos, paredes e bancadas) preferencialmente com álcool líquido a 70% (setenta por cento), água sanitária diluída a 1% (um por cento);

VII. Organização do fluxo de entrada e saída no estabelecimento, de forma a evitar o contato físico, adotando-se, preferencialmente e quando possível, portas ou caminhos diversos, além de se evitar concentração de pessoas no interior das dependências durante a espera pelo atendimento, cuidando-se para que mantenham distância mínima de 1,5m (um metro e meio) uma das outras, devendo-se, nas filas de espera, ser demarcado o solo com os pontos em que o cliente deverá aguardar sua vez para ser atendido, inclusive nos caixas:

VIII. Em caso de formação de filas do lado externo, caberá ao próprio estabelecimento orientar as pessoas a manter o distanciamento mínimo de 1,5m (um metro e meio) uma das outras, demarcando o solo;

XVIII. Encerramento das atividades às 20h00min.

 

 

 

Fonte: Bastos Já

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.