Ligue-se a nós

Destaque

Condenado por violência sexual, Robinho terá nome incluído na lista vermelha da Interpol

Publicado

no

O atacante Robinho, que foi condenado pela Justiça Italiana a nove anos de prisão por abuso sexual em grupo, também terá seu nome incluído na chamada lista vermelha da Interpol. Em entrevista concedida ao ‘GE’ Stefano Opilio, diretor-geral de relações internacionais e cooperação judiciária do Ministério da Justiça italiano, falou sobre os próximos passos.

Stefano Opilio será o responsável por encaminhar a notificação ao Ministério da Justiça, em Brasília, e também pela comunicação à Interpol para o pedido de prisão de Robinho e seu amigo Falco, também condenado pelo mesmo crime.
– Não se trata de Robinho, um jogador conhecido. Essa é uma atividade cotidiana, que fazemos centenas de vezes por dia. São muitos casos como o dele – afirmou Stefano.
A Procuradoria Geral de Milão, que iniciou as investigações e denunciou o jogador e seu amigo, é responsável por pedir ao Ministério da Justiça italiano a execução da pena. Procedimento que geralmente é feito após a divulgação da sentença da Corte de Cassação, que estará disponível em 29 dias. Segundo Stefano, há situações em que o pedido é imediato.
Após seus nomes constarem na lista da Interpol, Robinho e Falco poderão ser presos se saírem do Brasil para os demais 194 países que fazem parte do sistema internacional de captura.
O Ministério da Justiça da Itália considera remota a chance de detenção do jogador no Brasil. Os condenados não poderão ser extraditados para a Itália, já que a Constituição de 1988 veta a extradição de cidadãos brasileiros. Entretanto, Stefano Opilio informou que há um tratado de extradição entre os países, assinado em 1989, que deixa uma brecha para extradição de nacionais.
– No caso de impossibilidade da extradição, vamos pedir a execução da pena no Brasil – afirma o dirigente do Ministério da Justiça da Itália.
O advogado da vítima, Jacopo Gnocchi fez um apelo à justiça brasileira.
– O Brasil é um país grande e espero que saiba lidar com essa situação. Para nós, a sentença deve ser cumprida. Se fosse na Itália, ele iria para prisão. Agora o Brasil tratará isso com base na sua Constituição – disse o advogado.
A eventual homologação da pena italiana contra Robinho e seu amigo Ricardo Falco será examinada, no Brasil, pelo Superior Tribunal de Justiça, assim que o órgão receber a notificação.
Fonte: Terra
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.