Conecte-se conosco

Destaque

Católicos dão início ao período de Quaresma, em OC

Publicado

em

Além da quarta-feira de cinzas, ato celebrado por igrejas católicas, se inicia também nesta quarta-feira (17), o período de Quaresma. O período celebrado pelos católicos segue até o domingo de ramos, ou seja, o anterior ao domingo da Páscoa.

O que é a Quaresma?

O período da quaresma remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa, isto é a ressurreição de Jesus Cristo, celebrado sempre aos domingos desde o século IV. Este período é celebrado pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana.

O ciclo Pascal concebe três momentos: a preparação, a celebração e o prolongamento. O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa.

Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.

Na quarta-feira de cinzas, quando se inicia a quaresma, são realizadas missas e os fiéis na religião católica são marcados na testa com a cor cinza, para relembrar a o fim da própria mortalidade. Essa prática é uma tradição bíblica que representa figuras importantes que jogavam cinzas em sua cabeça como forma de arrependimento por seus pecados.

Campanha da Fraternidade 2021

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente nesta quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade de 2021, com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. No texto-base que detalha a iniciativa, a CNBB faz críticas relacionadas aos seguintes temas:

– “Negação da ciência” durante a pandemia de Covid-19;

– Atuação do governo federal no combate ao coronavírus;

– Igrejas que não respeitaram o distanciamento social;

– A “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+.

Celebrações em Osvaldo Cruz

Em Osvaldo Cruz, a Igreja Matriz de São José realiza celebrações para o início do período da Quaresma, Campanha da Fraternidade 2021 e Quarta-Feira de cinzas.

Confira o horário das celebrações:

Quarta-feira (16): Missa de Quarta-Feira de Cinzas

Missa as 7h, 9h e 19h30 na Igreja Matriz de São José

Comunidade Nossa Senhora Rosa Mística:

Missa as 20h

Em todas as comunidades Rurais e Urbana da Paroquia São José, acontecerá a Celebração da Palavra, com imposição de cinzas e o rito eucarístico.

A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com o pároco Rogerio Mendes, que falou sobre o assunto. “Iniciamos com toda a igreja, o tempo quaresmal com o rito dá imposição de cinzas, esse rito chama nossa atenção para a nossa fragilidade e nos convida a conversão. A Quaresma são 40 dias, como se fosse um grande retiro, com profundas raízes bíblicas para que possamos preparar nossas vidas, vida de nossas comunidades para celebrarmos os maiores mistérios de nossa fé. A igreja no brasil, durante esse tempo de quaresma, propõe a Campanha da Fraternidade, e em 2021, a Campanha da Fraternidade é ecumênica e representa uma das experiências mais valiosas de missão evangelizadora em nosso país”, explicou.

 

 

 

 

Fonte: Metrópole FM

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.