Cultura
Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural em Osvaldo Cruz
A capoeira de Osvaldo Cruz acaba de conquistar um marco histórico no município. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade o projeto de lei do vereador Adenilson Barbosa (PDT) (o Exclusivo) que reconhece oficialmente a capoeira como patrimônio cultural de interesse municipal. A iniciativa também institui o Dia e a Semana Municipal da Capoeira, além de declarar a prática como expressão cultural e esportiva.
O projeto reconhece os mestres de capoeira como guardiões da cultura popular. A proposta reforça o papel do esporte como ferramenta social, terapêutica e educacional e promove sua preservação e incentivo nas escolas, centros culturais e espaços públicos.
Com essa medida, Osvaldo Cruz se junta a outras cidades que reconhecem a importância da capoeira como símbolo de resistência, identidade e inclusão. “A valorização da prática fortalece não apenas a cultura afro-brasileira, mas também o compromisso do município com a diversidade e o respeito às tradições”, disse o Mestre Wilson Guerreiro, que mantém projeto em parceria com a Prefeitura na antiga Estação da Fepasa.
Fonte: Ocnet