Ligue-se a nós

Destaque

Câmara de Osvaldo Cruz realizou a 10ª Sessão Ordinária

Publicado

no

Nesta segunda-feira (21) aconteceu a última sessão ordinária da Casa de Leis antes do recesso do mês de julho, a partir daí, apenas extraordinárias, se houver necessidade.

Segundo o presidente da Câmara, Antonio Bortolucci, o Tuty, a 10ª sessão foi muito democrática, com a entrada de quatro projetos do executivo que serão agora encaminhados para as comissões permanentes para apreciação, e do poder legislativo mais três projetos.

Em pauta os seguintes projetos em expediente escrito:

– 32/2021 e 33/2021 – inclui na Lei Municipal 3390/2020 – Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021 e no Plano Plurianual 2018/2021, o programa de construção de uma central de Ambulância.

– 34/2021 – prevê a abertura de Crédito Adicional Especial destinado à Secretaria Municipal da Saúde, no valor de R$ 435.994,32 para a construção de uma Central de Ambulância.

– 35/2021 – Fica denominado ¨Setor Administrativo do Cemitério Municipal João Tavares Neto¨ o prédio localizado na Rua Benedito Cassirarghi, 255, centro.

Para os quatro projetos o vereador Álvaro Belline pediu urgência, o que foi aprovado por unanimidade.

PROJETOS DE LEI PODER LEGISLATIVO 

– 36/2021 – o Vereador Luis Ricardo S. Bonfim ¨Bitinha¨ –  Prevê a implantação da Promoção da Dignidade Menstrual de conscientização e informação sobre menstruação com fornecimento de absorventes higiênicos.

– 37/2021 – dos vereadores Luis Ricardo S. Bonfim ¨Bitinha¨, Carolina Castilho Rossi e Marta Arteiro Murbach –  autoriza a Prefeitura a criar o Serviço de Atendimento Emergencial Veterinário;

Para os dois projetos Bitinha pediu regime de urgência de 45 dias, pedido aprovado.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO

– 6/2021 – Mesa Diretora – Suspende até 31 de dezembro de 2021 a eficácia do Decreto Legislativo 04/2019.

Na Ordem do Dia foram pautados oito requerimentos, todos a final aprovados:

52/2021 – de Homero Massarente em que solicita à Energisa e à Sabesp informar à Câmara  Municipal quais os requisitos para a concessão da tarifa  social que beneficia as unidades residenciais de famílias com baixa renda;

53/2021 – de Valdemir Anselmo pedindo à Prefeita Municipal enviar  à câmara informações e documentos se a lei municipal 2.342/05, artigo 4º está sendo cumprida na íntegra e ainda cópia de critérios adotados para instalação de antenas de telefonia móvel, telefonia fixa, internet via rádio e rádios, laudos de medição de emissão de radiação eletromagnética, cópia de croqui de todas as antenas de telefonia, emissoras de rádio, antenas de internet, localizações, laudos de vistoria e alvarás de licenciamento .

A lei estabelece que os laudos devem ser feitos a cada seis meses e enviados à Prefeitura, Câmara e ao Ministério Público. Requer copias destes laudos com respectivos protocolos.

54/2021 – as vereadoras Carolina Rossi e Marta Murback pedem informações à prefeita Vera Morena se o Executivo e a Secretaria da Saúde de Osvaldo Cruz tiveram conhecimento sobre o tratamento precoce do Covid–19  feito no município de Iacri e sua eficácia e perguntam se é possível aplicar esse tratamento em Osvaldo Cruz com as medicações Azitromicina, Ivermectina, Sulfato de Zinco, Vitaminas C e D e se dentro das residências onde o positivado está presente é possível dar aos demais moradores o kit com essas medicações? Que o município compre o aparelho oxímetro, e que seja usado no acompanhamento do positivado em quarentena.

55/2021 – O vereador Roberto Amor Lhana (PV) quer saber se existe lei municipal específica sobre parcelamento do ITBI, haja vista que o artigo 155-A do Código Tributário Nacional  permite que o parcelamento seja concedido de forma e condição estabelecidas em lei. Se houver, seja enviada cópia à Câmara.

56/2021 – O Vereador Roberto Amor Lhana quer informações sobre o andamento do projeto de recuperação das pontes, OVC-143 (Bairro Jangada) e da OVC-356 (Bairro Ponte Seca). Segundo ele, na administração passada os então vereadores Roberto Amor, Fabio Bertassi e Luizinho Gumiero trabalharam juntos nesta busca e receberam informações que uma única ponte onde seria possível os benefícios seria a OVC-143 (Bairro Jangada). A documentação e o projeto da obra teriam sido enviados a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil. Quer saber como estão as tratativas das pontes em questão.

57/2021 – O Vereador Luis Ricardo S. Bonfim (Bitinha) pede ao setor de fiscalização do município e à Vigilancia Sanitária informações sobre qual o número de funcionários municipais disponíveis para atuarem na fiscalização ante o descumprimento dos decretos municipais de combate à pandemia e restrições no enfrentamento ao novo coronavírus.

58/2021 – O Vereador Luis Ricardo Spada Bonfim quer saber se há conhecimento por parte da Prefeitura do teor da Lei Municipal 3.241/2017 que instiitui a obrigatoriedade da execução do Hino do Municipio em eventos onde for executado o Hino Nacional;

59/2021 – Os vereadores Luis Ricardo Spada Bonfim, Roberto Amor Lhana, Homero Massarente, Carolina Rossi, e Marta Murbach  querem saber se o Poder Executivo, diante das restrições de funcionamento por meses de algumas atividades profissionais por causa da pandemia, em especial algumas categorias de prestadores de serviços e alguns estabelecimentos comerciais, criará e beneficiará esses profissionais com o Projeto Auxilio Emergencial Municipal a exemplo do ocorrido no vizinho município de Adamantina.

Ainda durante a sessão foram pautados os seguintes projetos de lei de autoria da Prefeita Vera Morena:

– 25/2021 – Dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – para o exercício financeiro de 2022.

– 26/2021 – Plano Plurianual – PPA, para o quadriênio 2022-2025.

Os dois projetos foram aprovados em primeira votação e a pedido do vereador Bitinha foram aprovados também sem segunda votação.

Os vereadores aprovaram ainda os seguintes projetos do Poder Legislativo:

– 28/2021 – do Vereador Adenilson Aparecido Barbosa – em votação única – denominando Antônio José do Nascimento para o Almoxarifado Municipal.

O projeto para ser aprovado recebeu uma emenda, (Seu Toninho) como era carinhosamente chamado por todos.  Emenda e projeto aprovados por unanimidade.

Vetos da Prefeita Vera Morena a projetos encaminhados à sanção

A Prefeita Vera Morena vetou parcialmente o VII do artigo 2º da Resolução nº 11/2021, referente ao Projeto de Lei 10/2021, de autoria do Vereador, Luis Ricardo S. Bpnfim (Bitinha), que previa a instituição do Mês da Concientização da Doença de Parkinson denominado “Tulipa Vermelha¨, O veto vou mantido, projeto arquivado.

A Prefeita ainda vetou a Resolução nº 12/2021  referente ao Projeto de Lei nº 18/2021 de autoria do Vereador, Luis Ricardo S. Bonfim, que dispõe sobre implantação de sistema que permite aos motoristas realizar a indicação do condutor infrator e apresentar recursos de multas de trânsito on-line no município de Osvaldo Cruz. O veto da prefeita foi derrubado e projeto mantido.

A Prefeita Vera ainda vetou a Resolução nº 13/2021 que se refere ao Projeto de Lei  nº 20/2021, de Roberto Amor Lhana, que dispõe sobre obrigatoriedade da Prefeitura realizar anualmente a e avaliação das pontes, viadutos e passarelas no município. Veto foi mantido por maioria e o projeto arquivado.

Novo veto da Prefeita Vera ocorreu na resolução nº 14/2021  que se refere ao Projeto de Lei nº 20/2021 de autoria do Vereador Luis Ricardo Spada Bonfim (Bitinha), dispõe sobre os cães e gatos comunitários no município de Osvaldo Cruz. Nesta votação o Vereador Álvaro Belini se absteve de votar e consultando o plenário sobre o votos dos demais vereadores, foi aprovado o veto por maioria e o projeto será arquivado.

E mais um veto da Prefeita Vera, desta vez referente à resolução nº 15/2021 – inerente ao Projeto de Lei nº 23/2021 – em que foram autores os vereadores Antonio Aparecido Bortoluci (Tuty), Bruno Martins Rebeschini, e Valdemir Aparecido Anselmo, que institui penalidade por descumprimento de medidas de enfrentamento decorrentes da Situação de Emergência em razão da pandemia provocada pelo novo Coronavirus (Covid-19). O veto foi aprovado por maioria e o projeto será arquivado.

Ainda veto total à resolução nº 17/2021  que se refere ao Projeto de Lei nº 01/2021,  de Roberto Amor Lhana, que autoriza o Poder Executivo a entregar medicação de uso contínuo na residência de idosos, pessoas com deficiência e gestantes. O veto foi aprovado por maioria e o projeto arquivado.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Osvaldo Cruz

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.