Ligue-se a nós

Destaque

Câmara de Osvaldo Cruz lança Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres

Publicado

no

A Câmara Municipal de Osvaldo Cruz lançou nesta segunda-feira (10) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Durante seminário que reuniu representantes do poder Legislativo, Executivo e Entidades do município, a frente foi anunciada como forma de incentivar iniciativas que fortaleçam as políticas públicas voltadas para as mulheres.

A Mesa foi composta pelo presidente da Casa, vereador Antônio Bortoluci, as autoras do decreto, Carolina Rossi e Marta Murbach, a prefeita de Osvaldo Cruz, Vera Lúcia Alves e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Fernanda Colato.

A frente é composta pelas vereadoras Carolina Rossi e Marta Murbach. A criação desse tipo de iniciativa é importante para fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas para as mulheres e, assim, incentivar a formulação de projetos de lei que abordem os diversos temas urgentes para as mulheres.

Durante discurso as autoras destacaram a importância da Frente e falou sobre os objetivos de sua instituição no Poder Legislativo.

“A criação do presente decreto justifica-se na necessidade de pensar possiblidades para a construção de politicas publicas voltadas às mulheres do nosso município e por tratar-se de tema de fundamental importância para o mesmo”, disse Marta ao destacar que pautas como a igualdade entre homens e mulheres, participação das mulheres na política e o combate à violência contra a mulher e outros temas pertinentes ao assunto devem ser debatidos em atuação o Poder Legislativo.

A vereadora Carolina Rossi aproveitou para ressaltar o mês de outubro, que realiza ações em prol da saúde da mulher através da “Campanha Outubro Rosa” e também destacou o dia 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

“O empoderamento feminino significa apoiar umas às outras e ter empatia por cada diferença, afinal, essa vontade de vencer não é uma competição, muito contrario disso, torcemos por todas e temos que nos ajudar”, disse.

O presidente da Câmara, Antônio Bortoluci falou da participação dos homens na luta das mulheres contra a violência e busca da igualdade.

“Não se combate violência contra a mulher sem a participação dos homens, por isso, como atual presidente desta Casa me sinto feliz em ver a atuação de mulheres na bancada. E, como um homem politico tenho como, muito mais que obrigação, e, sim, orgulho, dizer que políticas públicas para as mulheres também é assunto de homem e precisa ser trazido à tona com frequência”, finalizou.

A prefeita Vera Lúcia Alves, marcou presença no evento, sendo a primeira prefeita de Osvaldo Cruz, primeira mulher a ocupar o cargo. Vera destacou que o Poder Executivo estará apto a ser parceiro das ações da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Também confirmou que em breve o município terá a Casa da Mulher, que vai permitir o acolhimento para suporte jurídico e psicológico das mulheres.

Osvaldo Cruz possui o Conselho Municipal em Defesa das Mulheres atualmente presidido pela Fernanda Colato.  O Conselho tem por finalidade garantir à mulher o pleno exercício de sua cidadania, por meio de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as mulheres, em todas as esferas da Administração Pública Municipal, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, promovendo a integração e a participação da mulher no processo social, econômico e cultural.

“Nós somos mães, somos guerreiras. Somos pessoas de fibra, mas infelizmente, como cada um que pegou o microfone aqui falou, ainda falta muito para nós”, disse ressaltando que as mulheres precisam se unir e deixar de ver a outra mulher como inimiga.

LEI MARIA DA PENHA FOI TEMA DE PALESTRA MINISTRADA PELA POLICIAL CIVIL SIMONE MÂNFIO

A palestra “Simplificando a Lei Maria da Penha – diferentes formas de violência doméstica contra a mulher”, foi tema na noite de lançamento. Em seguida, a psicanalista e terapeuta integrativa, Suzy Semanaka, encerrou o evento fazendo com que todos tivessem uma meditação guiada.

 

 

 

 

Fonte:  Assessoria Parlamentar de Comunicação da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.