Ligue-se a nós

Destaque

Bahia Etanol Holding adquire a Salto Botelho Agroenergia de Lucélia

Publicado

no

A Bahia Etanol Holding (BEL) comprou a totalidade das ações representativas do capital social e votante da Salto Botelho Agroenergia (SBA), de Lucélia. A negociação foi divulgada pela imprensa especializada. A operação foi aprovada pela superintendência geral do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A aprovação pelo CADE foi publicada na última sexta-feira (12) no Diário Oficial da União, conforme Despacho SG Nº 27/2024. Uma das atribuições do órgão é analisar e decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência.
A operação consiste na aquisição da totalidade das ações representativas do capital social e votante da SBA pela BEL. O valor da operação não foi divulgado.
Conforme os dados públicos disponíveis no site do CADE e consultados pelo SIGA MAIS, a SBA de Lucélia tem capacidade de processamento de aproximadamente 1,8 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, visando a produção de açúcar VHP, etanol hidratado e etanol anidro, bem como exportação da energia excedente (capacidade de até 6 MW). Além da atividade industrial de processamento de cana, a SBA também é responsável pelo plantio e tratos culturais do canavial.
Ainda de acordo com o CADE, a SBA é integralmente detida pelo Salto Botelho Agroenergia Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia Investimento no Exterior (“SBA FIP”), que integra o Grupo Amerra. Esse grupo adquiriu a estrutura da empresa em Lucélia em fevereiro de 2022, na época em recuperação judicial.
Ainda segundo o CADE, o Grupo Amerra é constituído por fundos de investimentos americanos, voltados à private debt e private equity, geridos por Amerra Capital Management, LLC, gestora de fundos norte-americana sediada em Nova York.
O Grupo Amerra também possui participação societária em outras duas usinas: a Rio Amambaí Agroenergia, S.A. (“Rio Amambaí”), de açúcar e etanol localizada no Mato Grosso do Sul com capacidade de moagem de 3,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra; e a Usina Enersugar S.A. (“Enersugar”), de açúcar e etanol localizada em São Paulo com capacidade de moagem de 2,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. O Grupo Amerra auferiu, no ano anterior à operação, faturamento acima de R$ 750 milhões no Brasil.
Já a compradora BEL atua, principalmente na produção de etanol hidratado e etanol anidro no Brasil. A BEL é detida, em última instância, pela FL Gestão e Participações Ltda e pela FSH Participações S.A., sociedades empresárias brasileiras com atuação voltada ao investimento em empresas produtoras de etanol, possuidoras das usinas:  Rio Pardo, localizada em Cerqueira César/SP, Álcool Moriah, localizada em Mineiros do Tietê/SP, BEL, localizada em Ibirapuã/BA e Aguapeí Agroenergia, localizada em São Simão/GO. O Grupo FL também auferiu, no ano anterior à operação, faturamento acima de R$ 750 milhões no Brasil.
Como justificativa para realização da operação – narra o CADE – as requerentes explicam que, na perspectiva do Grupo FL, trata-se de uma possibilidade de expandir sua atuação no Brasil. Já para o Grupo Amerra, é uma oportunidade de desinvestimento e capitalização para novas oportunidades.
Fonte: Siga Mais
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.