Ligue-se a nós

Destaque

Atletas ucranianos apelam por paz durante Paralimpíada de Inverno

Publicado

no

Atletas e autoridades ucranianas fizeram um apelo pela paz durante os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim nesta quinta-feira (10), mostrando uma faixa, observando um minuto de silêncio e pedindo o fim da guerra desencadeada pela invasão russa de seu país.

Liderada pelo presidente do comitê paralímpico nacional, Valerii Sushkevych, toda a delegação de 20 membros levantou uma mensagem de “paz para todos”, acompanhada de punhos erguidos.

“Este minuto é sobre milhares de pessoas, incluindo crianças e outras pessoas com deficiência, na Ucrânia”, disse Sushkevych. “Se a humanidade é civilizada, então esta guerra precisa ser interrompida. Pessoas, mulheres e crianças merecem viver, não morrer.”

O técnico Andriy Nesterenko afirmou que muitas cidades foram destruídas e acrescentou que sete membros da equipe são da cidade de Kharkiv, que está sitiada pelas forças russas.

“Os russos bombardearam muitos hospitais e escolas… precisamos de seu apoio hoje, não mais tarde. Pessoas que atacam áreas civis não podem ser humanas… pedimos gentilmente um céu seguro sobre a Ucrânia.”

A Rússia chama sua ação na Ucrânia de “operação especial” e nega disparar contra civis.

A Ucrânia está tendo bom desempenho nos Jogos Paralímpicos, apesar de quase não chegar à capital chinesa por causa da guerra, conquistando seis medalhas de ouro e ficando em terceiro lugar na tabela, atrás da anfitriã China e do Canadá.

Equipes da Rússia e de Belarus, cujo território tem sido usado pelas forças russas, não foram autorizadas a participar dos Jogos.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.