Ligue-se a nós

Região

Adamantina quer ser reconhecida como polo regional de tecnologia e inovação

Publicado

no

FOTO: PROJETO Aeaanap -ADAMANTINA

A inovação é fundamental para o processo de desenvolvimento de uma cidade. Criar mecanismos que promovam o bem-estar coletivo a partir da tecnologia é essencial para prospecção de um futuro com controle correto dos recursos e da infraestrutura urbana.

Adamantina começa a se planejar para proporcionar um ambiente que agregue crescimento, a partir da criação de novas oportunidades, e sustentabilidade, com iniciativas que fomentem soluções para as demandas da população.

Apesar de ainda estar em processo de planejamento, a iniciativa do poder público municipal já encontra parceiros, que também buscam promover cidades mais inteligentes, como o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo). Recentemente, o prefeito Márcio Cardim (DEM) participou de reunião com o presidente do Conselho, Vinicius Marchese, resultando na visita de uma comitiva formada por representantes locais e do Crea-SP ao Parque Tecnológico São José dos Campos, considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Prefeitura de Adamantina almeja criar um ambiente similar na cidade, fazendo a junção da iniciativa privada, setor público, startups, profissionais de classe e universidades. E a primeira iniciativa do Executivo foi a criação de uma secretaria que desenvolverá as ações visando a efetivação do projeto.

Outro passo é dado pela Aeaanap (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista). Apesar da ação ser paralela a atuação do poder público, o primeiro hub de inovação da região atuará, também, como catalisador das ideias que visam o fomento da inovação na Alta Paulista.

HUB DE INOVAÇÃO

Em parceria com Crea-SP, a Aeaanap deseja fomentar ações disruptivas na área tecnológica com a abertura de um hub de inovação, local de desenvolvimento de soluções para atender às demandas da sociedade e da classe.

O espaço, considerado um ecossistema físico (coworking) e virtual (web) de empreendedorismo, está sendo instalado na UGI (Unidade de Gestão e Inspetoria) local, onde funciona também a sede da Aeaanap. Todo espaço está sendo preparado para conexão de iniciativas que visam a melhoria da classe, mas, também da sociedade como um todo a partir da integração de universidades, startups, profissionais e empresas.

O presidente da Associação, Eng. André Borrasca, destaca que a dinâmica do local possibilitará que qualquer profissional utilize da estrutura para trabalhar (estilo home office) e fazer conexões que possibilite a troca de iniciativas e fomento de novas parcerias e até negócios. “Acreditamos no intercâmbio de ideias que promove uma maior expansão de conhecimento entre os profissionais, estudantes ou organizações, assim como dar destaque a projetos que agreguem na vida de toda a comunidade, da cidade”, pontua.

Denominado como Hinap, a estrutura não tem fins lucrativos, já que o objetivo principal é proporcionar um ambiente que junte inovação, tecnologia, empreendedorismo e cooperativismo. “O hub de inovação é mais uma ação do Crea-SP neste processo que promove a inovação aberta, agregando ideias, iniciativas das mais diversas abrangências para soluções de demandas comuns”, destaca o represente do Conselho, Daniel Robles.

O hub de Adamantina deve ser inaugurado nas próximas semanas.

PARQUE TECNOLÓGICO

E neste início de semana uma comitiva formada por representantes do Executivo municipal, Legislativo, entidades do comércio, Aeaanap e Crea-SP visitará o Parque Tecnológico de São José dos Campos, local que tem 152 empresas e startups instaladas, com seis institutos de ciência e tecnologia, além de 10 instituições de ensino e pesquisa. Cerca de 300 empresas estão vinculadas a estrutura, de uma forma ou de outra, através de programas de inovação e empreendedorismo e do Nexus, o hub de inovação do complexo.

O impacto econômico é gigantesco. Dados do ano passado apontam que o local já recebeu mais de R$ 2,7 bilhões em investimentos públicos e privados, além de colaborar para mais de 1.700 vagas de trabalho, a maioria de qualidade, 70% desses postos são para pessoas com ensino superior ou pós-graduação.

Criado em 2006, o espaço conta com participação efetiva da prefeitura, já que é a sede da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de São Jose, demostrando a convergência entre o setor público e privado – o que é buscado por Adamantina com a criação da nova pasta.

A partir desta visita o prefeito Márcio Cardim deve definir o nome que ocupará o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Econômico. A Secretaria foi aprovada no fim do ano passado pelo Legislativo local.

Impacto Notícias – Adamantina

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.